Contexto

Serviços de conteúdo para equipamentos conectados cada vez estão mais estão disponíveis para os consumidores. Exemplos são serviços como antivírus, nuvem, notícias, games. A evolução vem se ampliando para casa, carros e outros objetos que impactam a vida das pessoas através das plataformas de internet das coisas.

Desafios

Esta comercialização de uma nova geração de conteúdos ou serviços de parceiros e OTTs (Over the Top: qualquer serviço como Netflix, Skype, Google Wallet) tem representado uma maior oportunidade de geração de valor e possibilidade de aumento do ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Cliente) para as Operadoras Telecom.

Paralelamente, o billing das operadoras, através da cobrança dos serviços via conta ou créditos, também é uma oportunidade para parceiros de conteúdo que desejam atingir um público não bancarizado ou que não deseje utilizar o cartão de crédito para compras.

Aparentemente, a união entre as telcos e parceiros de conteúdo parece cada vez mais promissora, entretanto, um dos grandes desafios para as operadoras está em enfrentar fraudes na comercializaçãode serviços/conteúdos de parceiros, de modo a proteger a experiência de seus clientes.

São comuns anúncios no estilo "Clique aqui e ganhe um iPhone". Normalmente, o conteúdo da página de consentimento é escondido atrás de um anúncio de extremo apelo de contratação, porém, a proposta de valor apresentada é falsa, levando o usuário a realizar uma assinatura de um serviço / conteúdo sem conhecimento. Há também o cenário em que os parceiros, para facilitar a aquisição, não exibem claramente todos os detalhes da oferta que está sendo assinada, também comprometendo a experiência do usuário.

Solução Antifraude Akross

 
A Akross provê uma solução abrangente de detecção de fraudes que garante, entre outras vantagens, o foco na aquisição com qualidade com objetivo de obter a confiança do cliente no processo de contratação de serviços.

Nesse contexto as principais funcionalidades são:

  • A clara exibição das condições da contratação aos clientes interessados.
  • Detecção de comportamentos anômalos com base nos padrões de navegação.
  • Identificação de aplicativos infectados nos aparelhos dos clientes da operadora.
  • Controle eficaz de identidade
    (em cooperação com configurações de rede da operadora para as páginas da Akross).
  • Garantias de uniformidade no processo de contratação segundo padrões definidos pelos órgãos reguladores.
  • Retroalimentação com base em algoritmos de Machine Learning para identificação de novas fraudes.
  • Suspensão e bloqueios feitos automaticamente por padrão.
  • Aplicação automática de dupla identificação.
  • Sugestão orientada em indicadores nos afiliados e canais que geram valor maior e menor índice de fraude.

Resultados

Empresas de Conteúdo contrataram banners em sites ou aplicativos para oferta de seus serviços a clientes finais. Ao consentir a venda, a cobrança seria realizada através da conta telefônica.

Na tentativa de aquisição através dos canais digitais, a solução Akross realizou o bloqueio ou apresentação de uma página de consentimento com as reais informações obtendo os seguintes resultados:

 

10 milhões de views em 20 dias

  • Canal A com 0,8% de vendas autorizadas, pois demais eram fraudulentas.

  • Canal B com 100% de vendas autorizadas, ou seja, sem fraude.

  • Canal C com 77% de vendas autorizadas, pois demais eram fraudulentas.

  • Redução de contestação das vendas realizadas sobre a base vendida
    de 0,9% para 0,1%.

  • Aumento do tempo de permanência (LTV - Life Time Value) dos clientes que compraram o serviço em 3 vezes.

Fale com um de nossos consultores

Create A product first!

Create a product first please!