Serviços de conteúdo para equipamentos conectados cada vez estão mais estão disponíveis para os consumidores. Exemplos são serviços como antivírus, nuvem, notícias, games. A evolução vem se ampliando para casa, carros e outros objetos que impactam a vida das pessoas através das plataformas de internet das coisas.
Esta comercialização de uma nova geração de conteúdos ou serviços de parceiros e OTTs (Over the Top: qualquer serviço como Netflix, Skype, Google Wallet) tem representado uma maior oportunidade de geração de valor e possibilidade de aumento do ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Cliente) para as Operadoras Telecom.
Paralelamente, o billing das operadoras, através da cobrança dos serviços via conta ou créditos, também é uma oportunidade para parceiros de conteúdo que desejam atingir um público não bancarizado ou que não deseje utilizar o cartão de crédito para compras.
Aparentemente, a união entre as telcos e parceiros de conteúdo parece cada vez mais promissora, entretanto, um dos grandes desafios para as operadoras está em enfrentar fraudes na comercializaçãode serviços/conteúdos de parceiros, de modo a proteger a experiência de seus clientes.
São comuns anúncios no estilo "Clique aqui e ganhe um iPhone". Normalmente, o conteúdo da página de consentimento é escondido atrás de um anúncio de extremo apelo de contratação, porém, a proposta de valor apresentada é falsa, levando o usuário a realizar uma assinatura de um serviço / conteúdo sem conhecimento. Há também o cenário em que os parceiros, para facilitar a aquisição, não exibem claramente todos os detalhes da oferta que está sendo assinada, também comprometendo a experiência do usuário.
A Akross provê uma solução abrangente de detecção de fraudes que garante, entre outras vantagens, o foco na aquisição com qualidade com objetivo de obter a confiança do cliente no processo de contratação de serviços.
Nesse contexto as principais funcionalidades são:
Empresas de Conteúdo contrataram banners em sites ou aplicativos para oferta de seus serviços a clientes finais. Ao consentir a venda, a cobrança seria realizada através da conta telefônica.
Na tentativa de aquisição através dos canais digitais, a solução Akross realizou o bloqueio ou apresentação de uma página de consentimento com as reais informações obtendo os seguintes resultados: