Até 2017, o mercado de Serviços de Valor Adicionado (SVA) - serviços não considerados de telecomunicações (geralmente notícias enviadas por SMS, músicas e antivírus), enfrentava alguns desafios, principalmente no que diz respeito às operadoras.
A fragmentação de parceiros - um volume muito expressivo de empresas de SVA, e a falta de controle sistematizado na gestão do ciclo de vida dos clientes impactaram diretamente em reclamações de clientes, gerando mudanças mercadológicas e regulatórias, influenciando nas oportunidades para oferta de SVA. Isso também teve como consequência queda anual na receita de até 40% entre os anos de 2017 e 2018 para o segmento de telecom.
Paralelamente a tais desafios e tendo em vista que um dos índices mais importantes no segmento de telecom, o ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Cliente), tem demonstrado queda para os serviços “core” da operadora e receita adicional cada vez mais limitada. A comercialização de uma nova geração de SVAs Digitais e OTTs (Over the Top: qualquer serviço como Netflix, Skype, Google Wallet, entre outros, em que um usuário recebe via internet e que não seja fornecido diretamente por um provedor convencional de internet) passou a representar uma maior oportunidade de geração de valor.
Ao centralizar a gestão do ciclo de vida dos clientes em uma única plataforma, as operadoras passariam a ter maior conformidade e uniformidade, maximizando receita, reduzindo reclamações e priorizando margem/LTV. Além disso, ao contar com processos automatizados, a gestão passa a estar exclusivamente nas atividades estratégicas para maximizar receita.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur orci nisl, suscipit quis lacus tincidunt, rhoncus malesuada neque. Nullam egestas mauris quis cursus tempus. Ut sit amet felis euismod, fringilla nisi ultrices, porttitor odio. In hac habitasse platea dictumst.
habitasse platea - Dictumst
Através das necessidades não triviais das operadoras de integrar sistemas, comercializar produtos que não são core e integrar plataformas já existentes dentro dos parceiros de SVA e realizar a gestão de ciclo de vidas, a Akross, spinoff da Mobicare, desenvolveu uma camada de inteligência, garantindo que haja uma gestão otimizada do negócio e de todos os assinantes.
A plataforma de SDP Akross permite maximizar receitas, melhorar a experiência do cliente através da centralização do controle e administração dos serviços providos pelos parceiros de SVA, permitindo a microgestão do negócio das operadoras parceiras:
Através da plataforma SDP, a Akross viabiliza o entendimento de perfis de consumidor para as operadoras e parceiros, realizando uma gestão otimizada da jornada do cliente, através de rentabilização da base e prevenção a churn.
É realizada a gestão otimizada e sustentável do ciclo de vida do cliente:
Junto com a solução tecnológica, a Akross possui um time de Negócios que diariamente avalia as oportunidades para otimizar receita gerada sobre a base de assinantes. Há um time de Data Analysis focado em construir visão para gestão do negócio de forma estratégica e tática no dia a dia.
Através de dashboards e modelos preditivos as decisões podem ser fundamentadas para direcionamento no negócio:
A Akross é responsável pela maior a maior plataforma de gestão de serviços digitais da América Latina
E a oportunidade no mercado de telecom pode ser largamente expandida: é possível concentrar outros gastos de clientes em serviços de terceiros no segmento de telecomunicações ou para qualquer outro que oferte serviços para seus clientes com receita recorrente.